Podemos consumir os caroços das frutas? Descubra se eles fazem mal

Podemos consumir os caroços das frutas? Descubra se eles fazem mal

Quando criança você já deve ter ouvido a história de que, quem engolisse uma semente, podia acabar com um pé de melancia crescendo dentro da barriga. Bem, essa afirmação pode até ser um pouco fantasiosa, mas a dúvida de muitas pessoas sobre comer ou não sementes e caroços é bem real. Se você também tem essa dúvida, descubra a seguir se podemos consumir os caroços das frutas.

Tudo Gostoso
Tudo Gostoso Tudo Gostoso
Foto: Shutterstock

As sementes de maçã são das mais polêmicas

Podemos consumir os caroços das frutas? Descubra se eles fazem mal Árvores crescendo e apendicite

A primeira coisa que precisamos esclarecer para as crianças é que não, uma árvore não vai crescer dentro de ninguém que consuma algumas sementes. Essa pequena brincadeira, por mais inocente que seja, pode causar algo que nenhum pai quer: uma criança com medo de consumir frutas. Outra mentira que roda por aí em relação às sementes é que elas poderiam causar apendicite. Na verdade, a inflamação do apêndice é causada exclusivamente pelo acúmulo de muco que vem do próprio intestino ou pelo crescimento natural do tecido. Consumir sementes não vai fazer com que você tenha mais chances de desenvolver apendicite.

Faz mal ou não?

Consumir caroços faz mais bem do que mal. A maioria deles possui muitos benefícios para a saúde, como o caroço do abacate, que possui até 70% mais antioxidantes do que a fruta. Outro exemplo está nas sementes do maracujá, que são fonte de fibras e magnésio. Você pode usá-las em receitas deliciosas como torta de maracujá, mousse de maracujá e muitas outras!

No entanto, não é sempre que as sementes fazem bem. Ingerindo com moderação, os caroços não são prejudiciais, mas, dependendo da fruta, pode haver algumas substâncias tóxicas em níveis bem baixos. Esse é o caso das sementes de maçã que, em contato com as enzimas do corpo humano, liberam uma pequena quantidade de cianeto, um gás prejudicial à saúde. Mas não se preocupe! Você poderia comer todas as sementes de uma maçã sem ter nenhum efeito colateral: seria preciso cerca de 200 sementes para sentir o efeito do gás. Outras frutas como a cereja e a pera também possuem esse componente que se torna gás, mas, consumindo por acidente ou moderadamente, ninguém vai ter problema algum!