Agenda cósmica: 2 chuvas de meteoros devem agitar o céu nesta semana

Eis que na falta de 1, teremos 2 eventos celestes nesta semana: as chuvas de meteoros Delta Aquarídeos do Sul e Alfa Capricornídeos – sendo que as duas poderão ser observadas aqui no Hemisfério Sul, especialmente a primeira! Ambos os fenômenos ocorrem anualmente entre julho e setembro e, em 2019, alcançam seus ápices por estes dias, com a vantagem de que estamos na Lua Nova, o que favorece a observação.Que tal falarmos sobre a Delta Aquarídeos do Sul primeiro? Essa chuva de meteoros ocorre todos os anos, mais ou menos do dia 12 de julho até 23 de agosto, quando a órbita da Terra cruza com a cauda do cometa Marsden (e possivelmente com a do cometa Kracht também) – e rochas espaciais presentes nessa estrutura acabam passando pela atmosfera terrestre.Leia mais...

Agenda cósmica: 2 chuvas de meteoros devem agitar o céu nesta semana

Eis que na falta de 1, teremos 2 eventos celestes nesta semana: as chuvas de meteoros Delta Aquarídeos do Sul e Alfa Capricornídeos – sendo que as duas poderão ser observadas aqui no Hemisfério Sul, especialmente a primeira! Ambos os fenômenos ocorrem anualmente entre julho e setembro e, em 2019, alcançam seus ápices por estes dias, com a vantagem de que estamos na Lua Nova, o que favorece a observação.

Que tal falarmos sobre a Delta Aquarídeos do Sul primeiro? Essa chuva de meteoros ocorre todos os anos, mais ou menos do dia 12 de julho até 23 de agosto, quando a órbita da Terra cruza com a cauda do cometa Marsden (e possivelmente com a do cometa Kracht também) – e rochas espaciais presentes nessa estrutura acabam passando pela atmosfera terrestre.

Leia mais...